segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Subdivisão

A partir de 1911 o município aparece constituído de 2 distritos: Fortaleza e Patrocínio. Em 1933 um decreto estadual cria os distritos de Messejana e Mondubim e incorpara ao distrito de Fortaleza o extinto município de Porangaba. A prefeitura então dividiu a cidade em sete distrito: Fortaleza, Alto da Balança, Barro Vermelho, Messejana, Mondubim, Porangaba e Pajuçara, não mais figurando o distrito de Patrocínio. No ano de 1936 o distrito de Pajuçara passou a denominar-se Rodolfo Teófilo.

Com o decreto estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938 são extintos os distritos de Rodolfo Teófílo, sendo seu território anexado ao distrito de Maracanaú, do município de Maranguape e Alto da Balança, sendo seu território anexado ao distrito sede de Fortaleza. Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30 de dezembro de 1943, o distrito de Porangaba passou a denominar-se Parangaba. O município ficou constituído de 5 distritos desde então: Fortaleza, Antônio Bezerra, Messejana, Mondubim e Parangaba.

Atualmente são 114 bairros e seis "Secretarias Executivas Regionais" (SERs), unidades administrativas diretas da prefeitura, responsáveis pela execussão dos serviços públicos em cada área. A SERs não tem área sobreposta a dos distritos históricos, que não tem função administrativa, mas as sedes das SER são próximas ao núcleos dos cinco distritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário