segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sociedade

Estrutura e planejamento urbano

Uma das primeiras plantas do arquiteto Adolfo Herbster.A primeira planta de Fortaleza datada do ano de 1726 é atribuída ao capitão-mor Manuel Francês. No desenho é notável a forca, o pelourinho, o forte e a igreja. O português Antônio José da Silva Paulet fez o primeiro desenho do que seria a atual configuração das ruas do Centro em 1818. Foi ele também o arquiteto da reforma da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção iniciada em 1812 e concluída em 1821.

Em 1859 o arquiteto pernambucano Adolfo Herbster fez a primeira planta detalhada e precisa de Fortaleza. Na planta de 1875 ele esboça a continuação de ruas e avenidas para a expansão da cidade. Os bulevares que circundam o Centro formam a principal característica desta planta: atuais avenidas Duque de Caxias, Dom Manuel e Imperador. Herbster consolidou o plano de Paulet de organizar o traçado das ruas em xadrez que continua sendo a principal característica das expansões que se seguiram.


Vista da Avenida Santos Dumont.Durante todo o século XX vários planos de desenvolvimento urbano foram propostos para a cidade, mas não tiveram grande impacto no desenvolvimento dela de modo definitivo, estando a especulação imobiliária sempre à frente das iniciativas do poder público. O primeiro deles foi o Plano de Remodelação e Extensão de Fortaleza de 1933 do urbanista Nestor de Figueiredo durante o governo de Raimundo Girão. Suas principais propostas eram a implantação de um sistema radial concêntrico de vias principais e o zoneamento urbano tendo por base as diretrizes da Carta de Atenas. Sua proposta não foi aprovada pelo Conselho Municipal levando a suspensão do seu contrato em 1935.

O plano seguinte foi elaborado por Sabóia Ribeiro entre 1947 e 1948 na administração de Acrísio Moreira da Rocha. O Plano Diretor para Remodelação e Expansão de Fortaleza de Sabóia propunha a divisão da malha urbana em bairros demarcados por cintas de avenidas; implantação de parques urbanos e um sistema viário com avenidas radiais caracterizando a cidade como "radial-perimetral"; a elaboração de código urbano dentre outros elementos; mudanças no traçado do sistema ferroviário; projetos específicos para alguns bairros e implantação de um centro cívico no entorno do riacho Pajeú.

Entre os anos de 1962 e 1963 o urbanista Hélio Modesto, contratado pela administração do prefeito Cordeiro Neto, elaborou o seu Plano Diretor de Fortaleza mantendo as propostas anteriores de um sistema viário radial e com recuos dos prédios e soluções de cruzamentos; uso e ocupação específica para o centro com a implantação de terminais de transporte; implantação de pólos por bairro concentrando atividades comerciais, serviços, institucionais e de recreação; uso e ocupação específicos para bairros industriais e a regulamentação do parcelamento do solo.


Centro da cidade, e aeroporto. Imagem aérea da NASA.O Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Fortaleza (PLANDIRF) foi elaborado no governo do prefeito José Walter entre os anos de 1969 e 1971 por um consórcio de empresas e sua principal característica era o desenvolvimento integrado de Fortaleza em conjunto com as cidades vizinhas, mesmo antes da implantação da regiões metropolitanas no Brasil. Previa a integração da gestão urbana em seus múltiplos aspectos; zoneamento com a introdução do conceito de corredor de atividades e um programa de obras viárias com um horizonte máximo para o ano de 1990.


Meireles.Em 1975 o Plano Diretor Físico foi elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza com base no PLANDIRF e em um levantamento aerofotogramétrico de 1972 no governo do prefeito Vicente Fialho. O plano criava quatro zonas residenciais diferenciadas; zonas de adensamento comercial e residencial; zonas industriais; zona especial de praia; zonas especiais de preservação paisagística e turística; áreas de uso institucional; áreas de renovação urbana; e um plano viário hierarquizado classificando as vias como expressas, arteriais, coletoras e locais.


Avenida Beira Mar na década de 1980 antes da urbanização para a feira de artesanato.Já no final do século XX, em 1992 no governo de Juraci Magalhães, foi lançado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza - PDDU-FOR. Seu planejamento gerou metas para 20 anos com a remodelação do trânsito e novas vias, ordenamento urbano e áreas para lazer. Durante a gestão de Luizianne Lins ocorre uma revisão do Plano Diretor, a qual contempla a participação da sociedade e da Câmara de Vereadores.


Vista de uma das áreas de risco, a chamada "cidade de deus" em Fortaleza.Em 2007, foi elaborado um plano diretor de geoprocessamento da prefeitura municipal de Fortaleza visando definir as plataformas tecnológicas necessárias para a implantação do Cadastro Técnico Multifinalitário com base num projeto de Geoprocessamento Corporativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário