segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Economia

Em 2006 o PIB de Fortaleza foi de 22.537.716.000,00 de reais, com um aumento nominal relativo ao ano anterior de quase de 3 bilhões. No ano de 2004, de acordo com o IBGE, o PIB foi de 15.797.377.000 reais. Esse total representa 47,5% do PIB do Ceará e 0,89% do Brasil. Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza possui o segundo maior PIB, sendo superado apenas por Salvador.

O comércio diversificado é o maior gerador de riquezas da economia de Fortaleza. A principal área de comércio continua sendo o Centro, reunindo o maior número de estabelecimentos. A Avenida Monsenhor Tabosa é outro corredor comercial importante, próxima ao pólo turístico da Praia de Iracema, bem como a avenida Gomes de Matos no bairro Montese.Não podemos deixar de falar sobre o grande crescimento econômico dos bairros da periferia de Fortaleza, como o bairro Montese, na Avenida Gomes de Matos, e do Bairro Bom Jardim, na avenida Oscar Araripe. O fato desses bairros, antes residênciais, estarem virando bairros comercias, deve-se ao fato desses bairros estarem muito longe do centro da cidade, que é o bairro com maior atividade comercial de Fortaleza. Assim, a população desses bairros e adjacências consomem os produtos e serviços fornecidos nesses bairros, fortalecendo a economia local e facilitando o descentralizamento da economia de Fortaleza. Isso é bom, porque produz mais empregos, melhora a qualidade de vida das pessoas que moram nesses bairros, que em geral são as mais desfavorecidas. Grande parte do crescimento econômico desses bairros deve-se a criação de Associações de Moradores e Comerciantes, que fazem feiras locais, e Projetos socias que visam mudar a cara do Bairro do Bom Jardim e Montese.

Os vários shoppings, dentre os maiores: Iguatemi, North Shoppinge Aldeota, Del Paseo, Benfica, Via Sul, são importantes áreas de comércio e entretenimento.


Avenida Dom Luís a noite
Evolução do PIB - R$[4]
Ano PIB (1.000) Per Capita
2002 14.423.062 6.415
2003 15.549.352 6.788
2004 17.562.202 7.529
2005 19.734.557 8.309
2006 22.537.716 9.325
A produção de calçados, produtos têxteis, couros, peles e alimentos, notadamente derivados do trigo, além da extração de minerais, são os segmentos mais fortes da indústria em Fortaleza. Em 2004 foram contados pelo IBGE um total de 7.860 unidades industriais. A Petrobras tem a LUBNOR instalada em Fortaleza que é a menor refinaria da estatal, mas que tem subprodutos de alto valor agregado como lubrificantes finos. Dentre as grandes empresas de alimentos do Brasil as maiores do mercado de massas e farinhas são de Fortaleza: M. Dias Branco , J. Macedo e Grande Moinho Cearense. A Ypióca também com sede em Fortaleza se destaque entre bebidas alcoólicas. No segmento farmaceutico, é sede das Farmácias Pague Menos, maior rede do varejo farmacêutico do Brasil. No segmento da indústria naval o estaleiro INACE é um dos mais importantes fabricantes de iates do Brasil com sede em Fortaleza. É ainda sede de grandes empresas de transporte como a Companhia Ferroviária do Nordeste e a Expresso Guanabara. O Grupo Edson Queiroz com diversas empresas tais como: Indaiá, Nacional Gás, Esmaltec e o Sistema Verdes Mares dentre outras, tem grande presença no desenvolvimento econômico da cidade.

No mercado financeiro Fortaleza é a sede do Banco do Nordeste. O Banco Central do Brasil tem uma unidade descentralizada em Fortaleza, assim como a Bovespa. Outros bancos que foram extintos como o BANCESA, Banfor e o BEC que foi incorporado pelo Bradesco tiveram suas sedes na cidade. Foi sede do BICBANCO e do BMC. Em 2005, de acordo com o IBGE, a cidade contava com 152 agências de instituições financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário